22 de setembro de 2010

PORQUE É QUE OS CÃES ANDAM MUITAS VEZES COM A LÍNGUA DE FORA

Os cães, quando têm calor ou estão muito cansados depois de terem corrido muito, põem a língua de fora.
Isto acontece porque os nossos queridos cãezinhos, ao terem todo o corpo recoberto de pêlo, não suam pela pele como nós, e sim pela língua. Embora possa parecer um pouco raro é assim, os cães ventilam pela boca.
Tens que ter em conta que, ao estarem cobertos de pêlo têm bastante calor, sobretudo nas cidades durante o Verão. Imagina o calor que passarias se tivesses de andar de Verão e de Inverno com um grosso casaco de peles. Todo este calor deve ser eliminado pela língua, e através de ela os animais ventilam e sentem-se um pouco mais frescos.
Por isso já sabes, os cães sacam a língua, não para se rirem de ti, mas sim porque têm calor e a sua maneira de suar e de se ventilarem é levando a língua pendurada fora da boca, com essa cara tão divertida que põem.
Se tiveres um cão lembra-te de deixar o vidro da janela do carro um pouco aberto - é importantíssimo para que possa respirar.

UM BELO BIGODE!

BIGODES ... para TODOS OS GOSTOS

Os bigodes foram inventados num sábado à tarde quando o céu ameaçava trovoada. A electricidade estática que aterrorizava os átomos que me rodeavam enervava os gatos e provocava diarreia nos cães. Fechei-me no meu camarote, abri uma lata de sardinhas, musiquei um CD do Markz e deliciei-me com um livro do José Castelo Preto. Foi uma tarde bem agradável.
Ah! Os bigodes? Eram os do gato!

O MEU AVIÃO VOA ALTO

O meu jacto é amarelo mas muda de cor consoante a minha disposição. Se me enervo vejo tudo verde e só como caldo nos espaços complicados. Numa das minhas viagens descobri que não há razão nenhuma para me mexer. O melhor é ficar quieto que tudo há-de ir ao lugar ... é tudo apenas uma questão de rigidez. Incansavelmente e movido pelo combustível esbranquiçado vou navegando à vista que o ouvido anda muito emborbulhado. Amanhã o almoço éprato de favas à Varzim Coelho. Não estão convidados.

O GUERREIRO SONHADOR

A minha especialidade é pintar cor de rosa a paisagem. Está tudo ok: a seca só na cabeça do Zé da Mula, a falta de dinheiro só no bolso do Gervásio ... e por aí fora. Isto é um Brasil que nunca se esgota. Esse chapéu não cabe na minha cabça.

HOJE FOI DIA DE CONCERTO

Nos intervalos da manhã quando o céu está cinzento há uma pancada global que apanha os alunos na sombra das telhas de amianto. Poucos resistem à maluqueira e é vê-los feitos doidos a fazer gestos lindíssimos para o vizinho do lado e semeando assobios e outros parecidos para quem passa.
A assistência aplaude e descontrai entre duas aulas que teimam em preencher o horáro da manhã.

19 de setembro de 2010

A PALAVRA É DE PRATA E O SILÊNCIO É DE OURO

Queria ser capaz de te dizer uma palavra mas não sou, não me sinto capaz de ta dizer se cá dentro o coração quase sufoca de indecisão.
Se conseguires ouvir o meu silêncio entenderás o que te quero dizer...

GOLD

"Não há ouro bastante para pagar a liberdade."
(Esopo)

(IMAGEM DA NET)

15 de setembro de 2010

PORQUE O PREÇO DO OURO AUMENTA?

O valor do ouro aumentou devido a uma série de factores económicos mundiais. No entanto, desde 2008, com a crise económica, as cotações do ouro têm batido recordes em todo o mundo. Sempre que existe um clima de incerteza e desconfiança com relação ao poder de compra de uma moeda, os investidores procuram activos que sirvam de reserva de valor e o ouro, historicamente, cumpre esse papel, pois quando há crise e descrença nas instituições financeiras (possivelmente inflação) as pessoas recorrem ao ouro pela segurança que ele oferece em momentos de turbulências econômicas, políticas e bélicas.